Login
PORTAL DO AGENTE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONFIRA AS NOVIDADES DO MERCADO

Confira informações sobre os aumentos salariais para aposentados

12 de janeiro de 2015. Compartilhar

Desde o dia 1º de janeiro, quando passou a valer o salário mínimo de R$ 788 (com tabelas próprias para alguns estados), o Ministério da Previdência Social divulgou uma portaria alterando o valor do piso previdenciário. O novo valor será pago aos aposentados e pensionistas do INSS que ganhavam R$ 724 até dezembro. Pelo calendário do INSS, a folha de benefícios será paga entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro.

 

O reajuste dos salários para os aposentados é calculado de forma diferente daquele pago aos trabalhadores. Enquanto o profissional formal recebe uma quantia corrigida pela inflação oficial do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) — soma das riquezas do País — de dois anos atrás, os aposentados e pensionistas têm como referência apenas o INPC, porque teoricamente não contribuem com a produção das riquezas.

 

Apesar disso, o professor da PUC-SP avalia que o reajuste será bem visto pela classe. Durante o ano, ele [aposentado] vai perdendo o poder de compra e agora ele vai ter uma atualização para voltar ao padrão anterior.

 

Fonte: http://noticias.r7.com/economia/novo-salario-minimo-vai-aumentar-poder-de-compra-da-populacao-18122014
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2015/01/07/internas_economia,553284/correcao-do-salario-minimo-achata-beneficios-dos-aposentados-que-ganham-acima-do-teto.shtml